Burritos de bulgogui e dakogui


Gosto de inovar sempre que puder. Sou coreano e tenho forte influência da cultura asiática, e a cultura do brasil.  Com a globalização, o mundo ficou pequeno, gerando novas tecnologias e culturas, principalmente na área culinária.

Hoje resolvi criar um prato um tanto comum e diferente ao mesmo tempo, burritos de bulgogui e dakogui. Uma mistura de comida mexicana e coreana.

A receita é simples de fazer, primeiro vegetais, alho, cebola, cebolinha, gengibre, alho poró, cenoura e repolho e pimentão.
Para bulgui  resolvi usar contra filé, ou pode usar costela que é macia. Importante é tirar toda gordura.
Para dakogui vou usar peito de frango fresco
Primeiro molho para marinar bulgogui, 2 cebolas, 3 dentes de alho, um dedinho de gengibre, 2~3 colheres de açucar, uma pitada de sal, soju(cachaça coreana), pimenta do reino, molho de soja e por fim algumas gotas de óleo de gergelim torrado. Misture tudo e deixe descançar uns 10 minutos. 

Também coloquei 1/2 pedaço de maça para amaciar carne, ou pode usar esta lata de pêra coreana que já vem pronto. você encontra na mercearias coreans que ficam no bom retiro.
Mergulhe carne no molho, faça massagem para que o molho penetre na carne. Depois de misturar, coloque plástico e deixe descançar na geladeira 

Agora para preparar dakogui, 2 cebolas, 3 dentes de alho, um dedinho de gengibre, pimenta do reino, meio colher de molho de soja, 3 colheres de gochujang e por fim algumas gotas de óleo de gergelim torrado. Misture tudo e deixe descançar uns 10 minutos. 

Depois, faça mesma etapa do bulgogui, marinar e descançar na geladeira. 
O segredo está no molho gochjang, geralmente uso molho que o meu sogro prepara mas para este usei importada que é um pouco mais pimentado.
Depois de 3 horas resolvi fritar, numa frigideira coloquei um colher de óleo e depois carne. Assim que virar parte de baixo coloque repolho, pimentão e cebolinha e 1/4 copo de soju.
Este é famoso soju, bebida preferida dos coreanos, seu teor álcoolica é 19% e é bom usar como temperos também. Assim que estiver pronto corte em pedaços.
Para dakogui também é fácil assim que começar fritar adicione verduras para realçar sabor e soju para terminar.

Não deixe queimar e corte assim que estiver pronto, se não ele vai ficar muito duro para cortar.

Depois é só colocar na massa enrolar e pronto!
Burritos de bulgogui e dakogui


Primeiro bulgui, um pouco doce e saboroso...kkk

Dakogui não ficou tão pimentado quanto pensei, ficou jóia
Por fim resolvi juntar os 2 sabores, bulgogui e dakogui...veredito?...legal...
Por fim, pensei que a massa do burrito fosse insuficiente, mas ficou acima da minha expectativa, 2 pedaços são suficientes e fiquei feliz!

Vamos fazer?

Tip: Os ingredientes você encontra nas mercearias coreanas
Mercearia Seoul - Rua prates, 462 - Bom Retiro 011)3326 4911/3227-4444

Comentários